Comunicado Conjunto CGEB-CIMA s/nº/2018: Avaliação da Aprendizagem em Processo – 18ª Edição – Avaliação Diagnóstica – Fevereiro de 2018

28/02/2018 10:18

28 – São Paulo, 128 (30) Diário Oficial Poder Executivo – Seção I sábado, 17 de fevereiro de 2018

Comunicado Conjunto CGEB-CIMA s/nº, de 16/02/2018

Avaliação da Aprendizagem em Processo – Décima Oitava Edição – Avaliação Diagnóstica – Fevereiro de 2018

A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de: – apoiar as ações diagnósticas em relação ao repertório assimilado pelos alunos, nas séries anteriores, seja pelas habilidades selecionadas para a prova objetiva, seja pela produção de escrita, seja pelo pensamento lógico matemático; – diagnosticar os aspectos de aprendizagem dos alunos com a finalidade de traçar um plano de ação para realinhamento do processo de recuperação das aprendizagens; e de – subsidiar as atividades do planejamento e replanejamento escolar para construção do plano de ação inicial e dando continuidade durante o ano letivo;

Comunicam que:

1 – As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo AAP – ocorrerão em 2018 com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

2 – A AAP, em sua edição inicial de 2018, denominada Avaliação Diagnóstica – AD, de caráter diagnóstico, se constitui em instrumento investigativo da aprendizagem dos alunos, em termos de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão das aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de planos, pelo professor, para o desenvolvimento do currículo em sala de aula.

3 – A AD, é referenciada pelos conteúdos e habilidades constantes na Matriz de Avaliação Processual – MAP, em Matemática, elaborada pela CGEB, para todos os anos e séries. Em Língua Portuguesa, apesar de serem semelhantes às da Matriz de Avaliação Processual, foram elaboradas para verificar o repertório assimilado pelos alunos nos anos/séries anteriores.

4 – Na presente edição, serão avaliadas habilidades desenvolvidas nas etapas anteriores de estudo, estruturantes para o prosseguimento dos estudos em Matemática em cada ano/ série dos Ensinos Fundamental Anos Finais e Médio e em Língua Portuguesa conforme descrito no item 3.

5 – A 18ª edição da AAP-AD será constituída por provas de Língua Portuguesa e provas de Matemática para cada um dos anos do Ensino Fundamental e para cada uma das séries do Ensino Médio.

6 – A unidade escolar organizará a aplicação das provas, e, no caso dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, preferencialmente em aulas duplas e que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina. Em Língua Portuguesa sugere-se a aplicação em dois momentos, separando a prova objetiva da produção de escrita.

7 – A aplicação deve ser programada pelas Diretorias e Escolas no período compreendido entre os dias 26 de fevereiro a 07 de março de 2018.

7.1 – As unidades escolares poderão aplicar as provas, dentro do período acima previsto, tão logo a entrega das mesmas ocorrer na respectiva Diretoria de Ensino.

8 – O material de aplicação da AD, mencionado no item 5 (provas dos alunos), será entregue impresso para as Diretorias de Ensino, embalado e devidamente identificado com o nome da escola, disciplina e ano/série.

9 – As provas mencionadas no item 5 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo que teve como referência a data base de janeiro de 2018, cuja quantidade foi ajustada a pacotes múltiplos de 25 ou 50, de forma a garantir o atendimento das respectivas demandas.

10 – Além das provas destinadas às escolas, serão entregues nas Diretorias de Ensino, exemplares para reserva técnica de todas as provas mencionadas no item 5, dos anos/séries atendidos na respectiva jurisdição para atendimentos específicos da região que se façam necessários.

11 – As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino encaminhadas pelo próprio CAPE.

12 – A previsão de entrega das provas impressas desta edição, nas Diretorias de Ensino, está programada para o período de 20 a 28 de fevereiro de 2018.

12.1 – Na ocorrência de problemas com a entrega, enviar e-mail para aap.cima@educacao.sp.gov.br.

13 – Para cada disciplina, ano e série, foi produzido o correspondente material pedagógico, sob o título “Avaliação Diagnóstica – Caderno do Professor”, contendo:

a) Apresentação;

b) Quadro de habilidades utilizadas na elaboração dos itens da prova;

c) Prova do Aluno;

d) Gabarito;

e) Instruções para aplicação e orientações para correção;

f) Grade de correção

g) Recomendações pedagógicas (Matemática); e

h) Referência bibliográfica (Língua Portuguesa).

14 – Os materiais “Prova do Aluno” da 18ª edição, constantes do item 5 e os correspondentes “AD – Caderno do Professor”, mencionados no item 13, serão publicados na intranet, espaço do servidor, na biblioteca CIMA com o título: AAP 18ª Edição – Avaliação Diagnóstica – Fevereiro 2018, a partir de 19 de fevereiro de 2018.

15 – Os resultados das provas deverão ser inseridos no SARA, da Secretaria Escolar Digital, que estará aberto para esta finalidade no período de 26 de fevereiro a 14 de março de 2018.

15.1 – Para otimizar a atividade de inserção dos resultados, mencionados no caput, todas as provas dos alunos apresentam na capa a folha de respostas sobre a qual poderá ser utilizado o aplicativo Leitor Resposta, cujo tutorial de instalação e uso também está disponível no link da intranet, espaço do servidor, biblioteca CIMA, sob o título: Tutoriais SARA.

16 – Após o encerramento do período programado para digitação dos resultados no SARA, conforme item 15, estes serão incorporados na plataforma Foco Aprendizagem, permitindo uma visualização dinâmica dos mesmos, facilitando e ampliando o apoio ao trabalho pedagógico com as habilidades avaliadas, por parte dos docentes, escolas e Diretorias de Ensino.

17 – As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto desta avaliação devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.

Crie um site com

• Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!