Material da I Orientação Técnica Descentralizada dos Grêmios Estudantis 2019

03/04/2019 13:17

A I Orientação Técnica Descentralizada dos Grêmios Estudantis 2019, aconteceu nos dias 02 e 03 de abril 2019 em pequenos polos nos sete munícipios pertencentes a Diretoria de Votorantim e tiveram por objetivos:

 - Subsidiar os Grêmios Estudantis quanto aos “Eixos de ação” a serem desenvolvidos durante o ano;

- Analisar os Indicadores da Diretoria de Ensino e das Escolas;

- Problematizar as causas das principais fragilidades das Unidades Escolares;

- Orientar a elaboração do Plano Anual de Trabalho do Grêmio Estudantil.

 A reunião iniciou com apresentação de todos, através de uma dinâmica, onde os presentes deveriam falar o nome, escola de origem, função no Grêmio Estudantil e em uma palavra para resumir o que pretendia para o dia de estudo. Apresentamos o vídeo musical de “contextualização inicial”.

Inicialmente tratamos dos "Eixos de ação" os quais os alunos Gremistas podem desenvolver durante o ano. Desenvolvemos a caracterização do SARESP/SAEB e IDESP/IDEB para repertoriar, no intuito de verificar aonde a escola está quanto ao desenvolvimento das aprendizagens. Continuaram durante a oficina, reconhecendo os indicadores da própria escola através da Plataforma Foco Aprendizagem, Boletim SARESP e IDESP. Fizeram também o reconhecimento das causas das principais fragilidades ​da escola e as potencialidades ​do Grêmio, oportunizando a reflexão para a elaboração de propostas de ações.

 Repertoriamos os gremistas na necessidade da elaboração do Plano Anual do Grêmio Estudantil, enfatizando que a construção do mesmo deve prever todas as ações a serem realizadas no ano de 2019. Também salientamos que o plano deve ser revisto com certa frequência e pode sofrer alterações durante todo o ano.

Para vivenciar a construção do plano, durante oficina construíram ações com a finalidade de melhorar as fragilidades encontradas durante a análise da Plataforma Foco Aprendizagem.

Enfatizamos a importância dos alunos gremistas replicarem a formação para todos os alunos da Diretoria Gremista eleita, em momento oportuno na escola.

Outro aspecto é que a elaboração do Plano Anual precisa do envolvimento do Responsável do Grêmio para conduzi-la, além do acompanhamento do Diretor de Escola.

Realizamos a dinâmica de encerramento intitulada “Dança Circular”, em seguida, os presentes avaliaram a reunião através de um roteiro reflexivo.

O material ( inclusive modelo do Plano anual do Grêmio Estudantil ) encontra-se no link ( https://goo.gl/871oRQ ), e relembramos que o "Plano Anual do Grêmio Estudantil 2019" deverá ser enviado até 30 de abril de 2019 em formato digital​, para o e-mail npevotorantim@gmail.com.



 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!